segunda-feira, 16 de maio de 2011

Mídias Sociais

São sistemas online projetados para permitir a interação social a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informação nos mais diversos formatos. Eles possibilitaram a publicação de conteúdos por qualquer pessoa. Elas abrangem diversas atividades que integram tecnologia, interação social e a construção de palavras, fotos, vídeos e áudios.
 No contexto de marketing de internet, mídias sociais se referem a grupos com diversas propriedades, sempre formados e alimentados pelos usuários, como fóruns, blogs, sites de compartilhamento de vídeos e sites de relacionamentos.



Podemos dividir as mídias sócias em: as que são de comunicação, colaboração, as de multimídia e entretenimento. Exemplos de algumas mídias sociais e suas categorias.
Comunicação: redes sócias – Orkut, facebook, Myspace
Colaboração: Wikis – Wikipédia
Multimídia: Compartilhamento de vídeo – videolog, youtube, Vimeo
Entretenimento: Mundos virtuais – second life

Nos dias de hoje, ferramentas de mídias sociais são tão populares como telefones celulares e televisores. A Mídia Social elegeu o Obama, está revolucionando o jornalismo, acabou com a guerra no Irã, está reinventando a propagandas, implementando saúde e educação.
Alguns das melhores propagandas já realizados nas mídias sociais:



                  “The Blair Witch Project”
                 Esta é considerada a melhor campanha de mídia social de todos os tempos e um dos primeiros esforços de marketing viral. Os profissionais por trás deste filme de terror foram capazes de gerar grande buzz para um filme com um orçamento minúsculo, usando sites e fóruns para atiçar o interesse súbito nos meses antes de seu lançamento no verão de 1999. A história dos produtores desse documentários sobre jovens perdidos na floresta era verdadeira ou falsa? Recortes falsos de jornais sobre o desaparecimento dos personagens principais do filme e fotos policiais de seu carro abandonado foram postados por toda internet. O filme fez mais de $ 29 milhões durante sua primeira semana de lançamento. Até hoje a produção de pequeno orçamento gerou aproximadamente US $ 249 milhões.



                        Roller Babies”
                      O Guinness Book diz que este megahit do YouTube que apresenta vários bebês andando de patins anunciando uma nova linha de produtos da marca Evian, é a publicidade on-line mais vista na história, recebendo mais de 54.000 comentários e tweets até a data deste post, bem como mais de 60 milhões de visualizações.







                      
                  Cadbury: Gorilla
                 Este anúncio de vídeo de 90 segundos, criado em 2007, dispõe um gorila + phil collins + uma bateria pra vender um chocolate. As vendas da Cadbury Schweppes saltaram 7% entre 2007 e 2008. O vídeo realmente é sensacional.



               
                     Bing/Farmville
                    A Microsoft promoveu uma ação bastante original e bem recebida pelos usuários. A empresa colocou um anúncio no FarmVille, jogo mais popular do Facebook com mais de 80 milhões de jogadores ativos, prometendo dar Farm Cash, o “dinheirinho” virtual comprado com “dinheirão” de verdade, àqueles que se tornassem fãs do buscador na rede social. Um porta-voz da Microsoft disse que os resultados mostraram o sucesso da campanha, o Bing adquiriu 425 mil novos fãs, um salto de 360% em menos de um dia.

Video para entender melhor o porque dos resultados das mídias sciais :


                          Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%ADdias_sociais
                           http://www.midiasocial.com.br/home/midias-sociais.asp




0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...